quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Política e Pontos de Cidadania

Governador - Sadida
  Com a nova atualização "rikartus inglórios" (09/09/2014) a relação entre nações ganhou uma nova cara; ao adicionar o sistema PvP entre nações, a ANKAMA deu um passo ainda maior em seu grande projeto.
   Assim, o sistema político em Wakfu segue um caminho inédito entre os MMORPGs. Ter a opção de tornar-se governador e optar pessoalmente entre dois tipos de governo - o democrático e o tirânico - torna o sistema eleitoral ainda mais interessante! Outro fator que conduz o sistema político, e com isso as guerras é a aliança feita por cada líder da nação, então, escolha bem seu representante!
  Para ter direito ao voto (unitário e intransferível) o jogador, assim como nos moldes da democracia grega, deve primeiro se tornar um cidadão. Para tal, é necessário atingir uma quantia de "pontos de cidadania" (100 pontos para ser mais exato) onde lhe darão o "título de eleitor", porém todo cuidado é pouco, pois perder pontos fará com que você perca o título, ou pior... se torne um fora da lei!

  •  Pontos de Cidadania

  Para obter os tão aclamados pontos de cidadania, o jogador deve cumprir algumas metas estabelecida pela sua nação ou pelo clã. A maneira mais fácil é abrir o gerenciador de escossistema (tecla "W") e verificar as necessidades  políticas relacionadas ao ecossistema local, ou seja, quais os desejos da nação a respeito da flora e da fauna? Ex: em uma superpopulação de animais X, o ganho de cidadania estará relacionado ao "controle de natalidade", ou seja, exterminar grande parte dos animais X! Por outro lado, se o ecossistema possui uma escassez de animais X, o jogador que reproduzi-los aumentará consideravelmente seus pontos...
Os desleais Ladinos.
  Além das vontades nacionais, o líder do clã pode estabelecer algumas metas para seus recrutas, e através do cumprimento das mesmas fará com que o jogador obtenha pontos de cidadania. É interessante perceber que tanto o cidadão como o bandido estão relacionados a sua conduta política enquanto jogador, então... comporte-se! - ou não.
  É importante frisar que a quantidade de pontos influencia diretamente em sua posição social, podemos destacar alguns níveis de jogadores através dos pontos de cidadania, eles são:

- Bandido (fora da lei): essa posição se encontra no nível inferior da sociedade/nação local, tais jogadores desrespeitam  as leis e, ao atingirem -50 pontos de cidadania ganham o "título" de bandido. Embora muitos queiram ser um destemido fora da lei... essa posição não é pra qualquer um, pois, por ser considerado um inimigo da nação e perturbador da ordem, o jogador poderá - se derrotado - ser preso. Na prisão o bandido ficará até se "redimir" dos crimes cometidos, voltando à sociedade quando estiver com 0 pontos de cidadania.

- Morador: É aquele jogador que pertence a uma nação, porém possui quantidade inferior à 100 pontos de cidadania.

- Cidadão: Jogador que atingiu a quantia de 100 pontos (ou mais) de cidadania, como recompensa este ganha direito ao voto durante as eleições para governador.

- Soldado ou Guarda: Ambos fazem parte daqueles cidadões que possuem 500 pontos de cidadania, são jogadores com deveres cívicos com a nação, como: manter a ordem, prender bandidos, e em alguns casos são eleitos pelo governador para ocupar cargos políticos chaves durante o mandato deste.

- Governador: Último cargo político presente no jogo, onde este é eleito por voto popular e tem o poder de escolher os membros que comporão o governo, assim como das políticas nacionais e dos recursos (Kamas recolhidas por impostos). Para poder se candidatar o jogador deve possuir 1000 pontos de cidadania, 3000 kamas e um booster...


Bom... espero ter ajudado, qualquer dúvida postem nos comentários!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Habilidades elementais

Elementos da árvore de habilidade dos Fecas.
  Basicamente, Wakfu possui quinze (15) classes especializadas e uma (1) classe para tutoriais - aconselho aos iniciantes da franquia a fazer o tutorial com calma.
  Dentro dessas tantas opções existem quatro caminhos elementais onde as classes podem trilhar, são eles: fogo, água, terra e ar. Entretanto, cada classe possui uma "árvore de habilidades" baseada em três desses quatro elementos... cabendo ao jogador escolher - quando montar sua build - se especializar em um, dois ou três dos elementos apresentados. 
   Além dos feitiços ligados à determinado elemento, existem os "feitiços de especialidade", onde este último não possui as propriedades elementais tornando-os únicos e formando a grande "carta na manga" de um bom estrategista.
  Nessa sessão nos prenderemos nas propriedades elementais, e não sobre as habilidades em si. Então, mãos à obra!

  • Fogo
As habilidades de fogo, voltam-se para o poder da destruição, ou seja, danos em massa. Essa linha de habilidade, geralmente, garante ao jogador excelente dano em área, ou danos gigantesco quando concentrado em apenas um inimigo, em contra partida possui um consumo de PA (pontos de ação) elevadíssimo. Atacar primeiro é a chave desse elemento tornando-o indispensável em classes de combates, ou para ter um bom "up" sozinho.

  • Terra
Terra, a grande defesa. Tal elemento possui danos medianos que, em grande maioria, são concentrados em um único alvo - há exceções. Além do dano, esse elemento garante propriedades que melhoram a defesa do utilizador.

  • Água
A grande característica dos elementos de água são seus efeitos secundários. A água garante tanto status negativos ao alvo como positivos - cura, movimentação, etc. - para o usuário. Seu dano é baixo para mediano, sendo muito utilizado com classes de suporte.

  • Ar
Habilidades desse elemento se classificam com um baixo consumo de PA e danos fracos, porém, com grande alcance. A questão do elemento ar é puramente estratégica, pois, além do alcance, ele garante (em algumas habilidades) a movimentação tanto de aliados como de inimigos pelo campo. Jogadores que conseguem se apropriar dos efeitos e do baixo consumo de PA presente nas habilidades de ar geram grande "dor de cabeça" para seus oponentes.


  Agora que vocês entenderam - de forma geral - as características de cada elemento, cabe a cada um construir uma build própria com a combinação dos efeitos apresentados. Que fique como dica: não existe apenas um único caminho a trilhar quando falamos em RPG, cabe ao jogador experimentar e construir suas próprias ferramentas para o desenvolvimento de seu personagem e de suas estratégias em combate!
  

Conceitos Básicos

  Wakfu, nome do recente MMORPG produzido pela equipe ANKAMA é um jogo onde as relações entre os jogadores são levadas - pela primeira vez - ao limite! Você, novo jogador que está começando a desfrutar dessa mecânica pode perceber que existem poucos NPCs nessa aventura... Isso acontece pois os desenvolvedores, em uma entrevista recente, deixaram claro que o desenrolar da história será feita exclusivamente pelos jogadores (em tempo real). Isso garante um conjunto de sistemas que ganham "movimento" quando operados por pessoas, ou seja, o sistema político, o clima, assim como o mercado será desenvolvido através das atitudes de cada indivíduo que compõe o Mundo dos Doze.

Oferecerei um panorama geral (pois são assuntos extensos) a respeito do sistema e seu "movimento":

  • Ecossistema
Sadida - o povo das árvores
Se, por acaso, você decide devastar todo bioma local... isso desembocará em um grande problema para os diversos jogadores (pois ficarão sem caça e sem recursos para manufatura de equipamentos), assim como acarretará em uma decisão econômica para o próprio governador, onde este último terá que mobilizar recursos coletados pelo imposto sobre vendas (exatamente... imposto) para investir novamente na fauna e flora nativa! Então policie-se, se for coletar... faça o reflorestamento!

  • Política
A política do jogo segue - de forma muito simplificada - os moldes da democracia moderna... o jogador após atingir uma quantidade de "pontos de cidadania" (explicarei em tópico a parte) ganha o direito ao voto, e com isso participa de eleições para escolher entre os candidatos ao cargo de Governador.

  • Mercado
Enutrofs e sua ambição pelas Kamas!
Diferente da maioria dos MMORPGs que encontramos, em Wakfu não existe NPCs que fazem a troca de seus itens "dropados" pelas moedas internas do jogo. Com isso, existem três maneiras de se adquirir as chamadas "KAMAS" (moeda). A primeira delas é matando animais, mesmo que minimamente eles lhe proporcionam dinheiro; a segunda maneira é a "cunhagem de kamas", para tal você deverá acionar o processo de fabricação nas máquinas do centro das cidades juntamente com os minérios necessários para a cunhagem; por ultimo, porém não menos importante, é através da venda no mercado público, onde o jogador coloca itens a venda e paga uma pequena quantia de tributos para o governo local. É interessante perceber que a economia do jogo é formada inteiramente pela relação entre jogadores, ou seja, com o tempo poderá vir a ocorrer uma inflação desordenada. Embora exista tal possibilidade, os desenvolvedores - provavelmente - achariam uma saída para o problema econômico interno (eu espero).


 Resumo da história do jogo

Mundo dos Doze
  Para quem ainda não está a par da história, o jogo se passa no "Mundo dos Doze" 1.000 anos após ao chamado "Caos de Ogrest", basicamente, depois dos eventos recorrentes na série anterior da produtora (Dofus), Ogrest se isolou na montanha Zinit e desabou na choradeira... porém, o que os meros mortais não esperavam era que suas lágrimas inundariam todo o mundo! Com isso, os "mercenários" (como são chamados dentro do próprio jogo) começaram a unir a plural população do Mundo dos Doze em busca da reconstrução e do equilíbrio.
  
  Então, o que está esperando para embarcar nessa nova aventura?