terça-feira, 23 de setembro de 2014

Conceitos Básicos

  Wakfu, nome do recente MMORPG produzido pela equipe ANKAMA é um jogo onde as relações entre os jogadores são levadas - pela primeira vez - ao limite! Você, novo jogador que está começando a desfrutar dessa mecânica pode perceber que existem poucos NPCs nessa aventura... Isso acontece pois os desenvolvedores, em uma entrevista recente, deixaram claro que o desenrolar da história será feita exclusivamente pelos jogadores (em tempo real). Isso garante um conjunto de sistemas que ganham "movimento" quando operados por pessoas, ou seja, o sistema político, o clima, assim como o mercado será desenvolvido através das atitudes de cada indivíduo que compõe o Mundo dos Doze.

Oferecerei um panorama geral (pois são assuntos extensos) a respeito do sistema e seu "movimento":

  • Ecossistema
Sadida - o povo das árvores
Se, por acaso, você decide devastar todo bioma local... isso desembocará em um grande problema para os diversos jogadores (pois ficarão sem caça e sem recursos para manufatura de equipamentos), assim como acarretará em uma decisão econômica para o próprio governador, onde este último terá que mobilizar recursos coletados pelo imposto sobre vendas (exatamente... imposto) para investir novamente na fauna e flora nativa! Então policie-se, se for coletar... faça o reflorestamento!

  • Política
A política do jogo segue - de forma muito simplificada - os moldes da democracia moderna... o jogador após atingir uma quantidade de "pontos de cidadania" (explicarei em tópico a parte) ganha o direito ao voto, e com isso participa de eleições para escolher entre os candidatos ao cargo de Governador.

  • Mercado
Enutrofs e sua ambição pelas Kamas!
Diferente da maioria dos MMORPGs que encontramos, em Wakfu não existe NPCs que fazem a troca de seus itens "dropados" pelas moedas internas do jogo. Com isso, existem três maneiras de se adquirir as chamadas "KAMAS" (moeda). A primeira delas é matando animais, mesmo que minimamente eles lhe proporcionam dinheiro; a segunda maneira é a "cunhagem de kamas", para tal você deverá acionar o processo de fabricação nas máquinas do centro das cidades juntamente com os minérios necessários para a cunhagem; por ultimo, porém não menos importante, é através da venda no mercado público, onde o jogador coloca itens a venda e paga uma pequena quantia de tributos para o governo local. É interessante perceber que a economia do jogo é formada inteiramente pela relação entre jogadores, ou seja, com o tempo poderá vir a ocorrer uma inflação desordenada. Embora exista tal possibilidade, os desenvolvedores - provavelmente - achariam uma saída para o problema econômico interno (eu espero).


 Resumo da história do jogo

Mundo dos Doze
  Para quem ainda não está a par da história, o jogo se passa no "Mundo dos Doze" 1.000 anos após ao chamado "Caos de Ogrest", basicamente, depois dos eventos recorrentes na série anterior da produtora (Dofus), Ogrest se isolou na montanha Zinit e desabou na choradeira... porém, o que os meros mortais não esperavam era que suas lágrimas inundariam todo o mundo! Com isso, os "mercenários" (como são chamados dentro do próprio jogo) começaram a unir a plural população do Mundo dos Doze em busca da reconstrução e do equilíbrio.
  
  Então, o que está esperando para embarcar nessa nova aventura?



  

Um comentário:

  1. Muito boa iniciativa, não achei muitas coisas sobre este game más em seu blog deu uma esclarecida maior sobre tudo que eu me perguntava. valeu ;)

    ResponderExcluir